Se você já passou pela experiência de entrar na academia para treinar e sair frustrado por não ter tido energia suficiente para realizar as atividades propostas, o problema pode estar no que você comeu antes de chegar lá. Afinal, escolher alimentos corretos e consumi-los na hora certa antes de qualquer exercício físico é indispensável para melhorar a performance e, sem dúvida, essencial para a qualidade da recuperação do corpo após todo o esforço.
Veja nossas dicas sobre o que comer e qual o melhor horário para se alimentar antes do exercício, já que essa simples escolha pode transformar sua atividade física de um desafio cansativo para uma experiência com ótimos resultados.
Mais do que uma simples refeição, a alimentação pré-treino é uma estratégia para otimizar o desempenho. Veja quais são os macronutrientes que não devem faltar no prato:
Entender o momento certo de se alimentar antes do treino pode ajudar a melhorar seus resultados e evitar o desconforto de uma digestão inadequada.
Neste intervalo de tempo, o objetivo é optar por lanches que sejam fáceis de digerir e forneçam energia rápida. Os carboidratos de fácil digestão são os mais indicados, pois são rapidamente convertidos em glicose, justamente a energia que será usada durante o treino. As proteínas, em quantidades moderadas, são importantes para começar o processo de reparação e crescimento muscular, mesmo antes de você terminar o treino.
Se você tem mais tempo para se alimentar antes de começar a se exercitar, fazer uma refeição completa e balanceada é o mais aconselhável. Este é o momento para incluir carboidratos complexos, já que eles fornecem uma liberação mais lenta e sustentada de energia.
Proteínas e uma pequena quantidade de gorduras saudáveis são importantes, pois ajudarão a manter seus níveis de energia estáveis e suportarão uma sessão de treino mais longa e possivelmente mais intensa.
Ao ajustar o consumo de alimentos com base no tempo antes do exercício, você garante a energia necessária para um treinamento eficaz, o que melhora o desempenho e otimiza os resultados.
Leia também: Tipos de whey protein disponíveis no mercado
A alimentação pré-treino varia significativamente dependendo do tipo de atividade física e das necessidades individuais de quem a pratica.
Para atletas que participam de esportes de resistência, manter os níveis de energia durante longos períodos é uma necessidade. A ingestão de carboidratos complexos é fundamental, pois eles são os responsáveis por fornecer a liberação gradual de energia.
Atletas de força precisam de proteínas e carboidratos para fornecer energia durante os treinos intensos e para ajudar na reparação e no crescimento muscular.
Quem pratica esse tipo de esporte necessita de uma combinação de resistência e explosão, ou seja, do equilíbrio entre carboidratos e proteínas que mantém a energia e a força durante todo o jogo.
Esses atletas se beneficiam de refeições leves, mas energéticas, para evitar qualquer desconforto gastrointestinal durante a atividade.
O sucesso no treino começa muito antes de chegar na academia. Com uma estratégia de nutrição pré-treino bem pensada e bastante dedicação, você pode otimizar cada sessão de exercício e ver melhorias significativas em seu desempenho e recuperação.
A estratégia também pode contar com o uso de suplementos alimentares. Especialmente desenvolvidos para o consumo antes do treino, esses suplementos contam com vitaminas, aminoácidos e cafeína que, juntos, aumentam a disposição e reduzem a fadiga, medidas que colaboram para um treino eficiente.
Além disso, preste atenção como o seu corpo responde e ajuste sua alimentação de acordo com suas observações e, se necessário, recorra ao nutricionista. Ele é o profissional indicado para elaborar um plano alimentar específico para suas necessidades.
Com o objetivo de inovar o mercado de suplemento a Soldiers Nutrition foi fundada. Nossa missão é conciliar a reconhecida qualidade das matérias-primas importadas a preço justo. Produtos diretamente da fabrica para sua casa, os melhores suplementos com os melhores custo benefício do mercado.